Inverno 2016: momento ideal para falarmos de verão… com quem produz moda praia com propósito social.
Em nossa busca por projetos sociais acalorados, descobrimos a BixigaBrasil, um empreendimento especializado em moda praia concebido a partir das oficinas de capacitação de mulheres das famílias assistidas, há 18 anos, pela Associação Novolhar, na região da Bela Vista, centro de São Paulo (SP). A Novolhar tem por vocação o desenvolvimento local, humano e econômico de jovens e familiares, promovendo uma plataforma de educação integral, com três pilares estratégicos: alimentação saudável, cidadania e educomunicação.
Foi neste ambiente fértil de ideias e carente de alternativas econômicas que Cláudia Valéria Oliveira, artista plástica, empreendedora social e atual presidente da ONG, encontrou seu lugar junto a 12 mulheres que concluíam o curso de formação em artes, artesanato e costura. A melhor tradução do momento seria: “Fazer um curso não significa estar pronto”, comenta Cláudia. De fato, o grupo estava vulnerável e sem autonomia para seguir sozinho. Sabemos que um gesto solidário pode mudar uma vida. Somado a outros, podem mudar o mundo.
Cláudia, ciente da responsabilidade adquirida no processo e no relacionamento com as mulheres, solidariza-se e associa sua busca pessoal às delas. As placas do caminho sugeriam seguir juntas. Pesquisaram modelos de associação, cooperativismo e outros até descobrirem a tal “empresa social”, um modelo inovador de empreendimento com propósito social, inspirado pelo prêmio Nobel da Paz, Muhammad Yunus, no qual o lucro seria reinvestido no negócio e projeto social, gerando oportunidade de geração de renda com desenvolvimento humano. Em 2010, criaram a BixigaBrasil influenciadas pela oportunidade de atuar num dos segmentos profissionais mais carentes, o de moda praia.
Com o apoio dos parceiros da Novolhar na concessão do espaço e aquisição dos equipamentos, das tecelagens Rosset e Tekla na doação dos tecidos, e capitaneadas por uma estilista e colaboradoras especializadas, iniciaram a empreitada e deram seguimento ao aprimoramento técnico.
O caminho parecia seguro até que a promessa de sucesso econômico não se realizou. A parceria se desfez e apenas algumas mulheres puderam agarrar a oportunidade na adversidade. Enfim, o efeito transformador de todo o processo de aprendizagem e empoderamento manifestou-se no desabrochar da marca Flores do Sol, que consolidou a BixigaBrasil como negócio social. Em 2012, lançaram a coleção Biquínis do Bem, com a Campanha Verão Solidário, no Salão Moda Brasil. Atualmente, vendem no espaço do Núcleo de Economia Criativa (NEC) da Associação Paulista Viva, no ponto de venda de uma parceira, no litoral Paulista e na oficina. Para garantir os compromissos sociais e a sustentabilidade, atendem pequenas marcas de moda praia desde o desenvolvimento do produto e com o mesmo primor. Visite e confira!
Projeto BixigaBrasil
Artigo escrito originalmente para a revista Costura Perfeita em 2016 e atualizado em 2024.
Edição 92 – Ano 2016
Clique aqui para acessar a publicação.