Nossa trajetória, desde o princípio

Confira destaques da nossa história, em ordem cronológica, que abordam nossa multiplicidade

2024

A inclusão brilhou na passarela da Casa de Criadores

Em Dezembro de 2024, Daniela Auler e equipe do Moda Inclusiva realizam mais um evento de superação e resistência para a 2a edição do Collab Moda Inclusiva e Casa de Criadores. Os 20 looks selecionados, de estilistas de todo o brasil, com soluções em vestuário para pessoas com deficiência deixaram registros inspiradores de possibilidades, nas lentes e memória de uma plateia empolgada. A Tecido Social é um dos apoiadores do projeto e, entre outros parceiros, coadjuvante deste espetáculo. Confira a matéria completa sobre essa iniciativa em nossos artigos.

Tecido Social veste Justa Trama, no Brasil Eco Fashion Week 2024

O que é bom a gente repete e replica! A Tecido Social traz a Justa Trama, a nossa marca da cadeia do algodão agroecológico e economia solidária, para a 8a edição da Brasil Eco Fashion Week, Semana de Moda e Sustentabilidade brasileira, o maior e mais lindo encontro do segmento da moda sustentável, inovação e economia criativa, realizado entre 13 a 15 de Dezembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Sucesso de tudo! Conexões, vendas e novos projetos. Confira a matéria sobre a Justa Trama em nossos artigos.

Um voo conectando passado, presente e futuros possíveis, em Lima, Perú

Uma viagem no tempo para conferir e registrar o potencial transformador de um projeto de inclusão, que reintegrou a comunidade do entorno do milenar Santuário de Pachacamac, através da educação, arte e costuras. Projeto de investigação na Associação de Artesãs do Museu de Pachacamac, distrito de Lurin, Lima. Confira a matéria completa sobre esse episódio em nossos artigos.

Tecendo pelo mundo – a história tecida da Guatemala

Explorando novas referências sobre o universo têxtil e artesanal, Cibele esteve na Cidade da Guatemala e arredores para uma imersão nos fios das histórias de comunidades indígenas. Eles registram sua cultura, práticas e crenças nos desenhos e cores dos tecidos de tear e bordados manuais aplicados sobre os tecidos, preservando sua identidade e ancestralidade Maya. O museu Ixchel del Traje Indígena conserva e expõe uma coleção de mais de 7.800 tecidos originais de 34 aldeias e 181 comunidades, e mapeia os traços identitários do vestuário de cada uma delas. Fios que educam unindo passado e presente, numa poderosa ferramenta de comunicação.

2023

Moda para todos e todas

Juntamente com o Instituto C&A, o Instituto Rio Moda, a Associação Brasileira dos Profissionais de Moda, o SEBRAE SP e a Secretaria de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência, a Tecido Social foi apoiadora, articuladora de parcerias e participou do desenvolvimento do projeto Collab Moda Inclusiva e Casa de Criadores. Uma jornada que selecionou 20 looks inclusivos, vencedores do Concurso Moda Inclusiva, com as melhores soluções para pessoas com deficiência propostas por estilistas de todo o país. Novas lentes na função da moda em promover saúde e conforto para todos os corpos e mentes.

Conexões solidárias e agroecológicas

Orgulhosamente, mais uma parceria de fibra com a cadeia de produção do algodão agroecológico JUSTA TRAMA! Uma união que resultou na presença em conferências, exposições e representação comercial na Focus Fashion Summit e Brasil Eco Fashion Week – Mercado Eco. A potência de estar com quem confiamos e fazer o que acreditamos não tem limites. 

Fala que eu escuto!

Mais um momento de delirante encontro com o público no Festival do Consumo Consciente, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo. Cibele participou do talk sobre upcycling juntamente com Lídice Berman, criadora da comunidade Reinventando Futuros e do Fórum Nordeste de Economia Circular, e Agustina Comas, especialista em upcycling, que tanto admiramos!

A responsabilidade social e ambiental nas passarelas da moda

A convite do Sebrae Nacional, Cibele participou do talk Moda e Responsabilidade Social, no SPFW 2023, com dupla e honrosa missão de representar nossa parceira Justa Trama e a Tecido Social. Para tornar o evento ainda mais especial, na companhia do movimento Eu Visto o Bem (@movimentoeuvistoobem) e a Oficina do Bem. (@dobem_oficina).

Tecendo pelo mundo

Seguindo a trilha da curiosidade inquieta, Cibele foi explorar artes e tessituras ancestrais indígenas no Panamá e, no Japão, tradicional templo da delicadeza, sua expressão na produção de quimonos.

2021/22

Sobre viver

A pandemia do Covid-19 colocou em suspensão muitos planos. Há tempos para expandir e outros para nos recolher. Nesse intervalo, Cibele empreendeu na ampliação do portfólio com produções diversas, equilibrando os cuidados com a saúde, com as pessoas, a geração de renda de grupos associados, e assim, a vida se reorganizou. Superamos a crise fortalecidos e ansiosos para voltar às costuras de novos projetos!

2020

Patagonia Meu Amor

Em fevereiro de 2020 um sonho foi realizado: conhecer a sede da marca Patagonia, em Ventura, na Califórnia, EUA. Um experimento de negócio responsável, do visionário Yvon Chouinard, que deixa uma trilha de aprendizagem sobre “como fazer a coisa certa leva a negócios bons e lucrativos”. O melhor case de sucesso na moda que conhecemos e aplaudimos! Foi um dia intenso de conversas, xeretices e apresentações, na acolhida de Bruce Livingston e sua equipe.

Respire!

O projeto Respire! Máscaras Seguras Contra a COVID19 foi a maior e mais longa empreitada coletiva e multidisciplinar que a Tecido Social teve a oportunidade de participar. Uma iniciativa do grupo IRIS – Interdisciplinary Research for Innovative Solutions, que integra o InovaUSP, teve como objetivo produzir conhecimento através de testes laboratoriais de filtragem e respirabilidade de tecidos, ampliar a oferta de máscaras de proteção seguras e promover a geração de renda para pequenas oficinas de costura e 60 costureiras de baixa renda.

2019

EntreMeadas

O vídeo da Tecido Social, produzido e dirigido por Cibele sobre a Associação Bordadeiras do Jardim Conceição, foi selecionado pela curadora, jornalista e historiadora de design Adélia Borges para a exposição EntreMeadas, onde são apresentados trabalhos de associações, cooperativas e comunidades de artesãos do estado de São Paulo. A exposição itinerante, com registros em vídeo e livros, já foi apresentada nas unidades do Sesc Vila Mariana em 2019–2020, e no Sesc Guarulhos e Sesc Bauru em 2022–2023.

Para conhecer:

  • Vídeo Tecido Social – Bordadeiras do Jardim Conceição.
  • Vídeo com a abertura da exposição EntreMeadas no Sesc Vila Mariana, no programa Metrópolis, da TV Cultura, em 2019.
  • Vídeo com visita guiada à exposição EntreMeadas, no Sesc Guarulhos em 2022.
  • Publicação da exposição EntreMeadas, no Sesc Bauru em 2022.

Re-cycling

Um mergulho nas técnicas de upcycling em collab com o Brechó Repassa Br. A Tecido Social criou a metodologia e atuou na gestão de produção da coleção cápsula de upcycling. O projeto Re-Cycling, criativo e vibrante, teve peças assinadas pelas estilistas Wendyel Borin e Juliana, da Roro_Rewind, e confecção da Cooperativa de Costura Retrós Vest e Bordadeiras do Jardim Conceição. Uma costura perfeita de design e colaboração, ampliando a inclusão e ressignificando peças que seriam descartadas pelo brechó.

2018

Aprofundamento

Ano de dedicação às produções e artigos do universo da costura solidária e da inovação sustentável na área têxtil, como na ativação e produção de três marcas de vestuário ecológico: N’Goma, Green Minds e Felpa.

Multiplicando possibilidades

Também aconteceram encontros transformadores com a Casa da Mulher e da Criança – União Popular de Mulheres de Campo Limpo, Escola de Economia Solidária, Curso Sebrae de Empreendedorismo, Missão Scalabriniana e Projeto Base Gênese.

Escambo de ideias!

Em evento de lançamento da marca de roupas ecológicas e sustentáveis N’Agoma, orientada e gerenciada pela Tecido Social, Cibele participou da mesa de reflexões sobre Culturas de Resistências e Identidades Estéticas e Culturais com João Nascimento (diretor artístico cultural da Cia Treme Terra), Cheikh Gaye Seck (Coração D’África), Graça Cabral (SP Fashion Week), João Meirelles (psicoterapeuta e educador), Fernanda Rodrigues (produtora Cia. Treme Terra) e toda a família da Cia Treme Terra.

Tecendo pelo mundo – Arraiolos, na região do Alentejo, em Portugal

Se joga no tapete que lá vem história! Cibele visitou vários ateliês da tradicional tapeçaria do ponto de arraiolos para escutar e aprender sobre a arte de fazer tapetes, que há milhares de anos revestem, pelo mundo, pisos e paredes com nobreza de estilo, cores e caprichos.

2017

Quem, eu?

Cibele recebe o reconhecimento e o convite para colaborar com a plataforma Think Olga na série #ElaFazHistória e na lista Mulheres Inspiradoras 2017, em que mulheres indicam mulheres com histórias que merecem ser conhecidas. Em parceria com o Facebook, o portal sensibiliza a sociedade para questões de gênero e intersecções, empoderando pessoas que se identificam como agentes de mudança na vida das mulheres.

Fashion Revolution Talk

A Tecido Social participou do talk Rede apresentando sua trajetória, projetos e visão de sustentabilidade e inclusão socioeconômica na moda, durante o Fashion Revolution Week 2017, ao lado das marcas Roupartilhei, Roupateca e Zine Tingimel.

Vamos falar sobre: moda e sustentabilidade – Parte 1

Em uma aula ministrada por Cibele na sede da OAB SP a convite da Comissão de Estudos em Direito da Moda da entidade, para membros da comissão e convidados.

Vamos falar sobre: moda e sustentabilidade – Parte 2

E em entrevista conferida para o canal Atitude Sustentável S/A, no programa Gente de Atitude.

Tecendo pelo mundo – África do Sul, Índia e Cuba

Ano de muitas descobertas! Cibele explorou a diversidade dos três continentes e registrou, pelas lentes da memória e texto, suas visitas às oficinas, teares e comunidades de artesãs.

2016

Viva Design Moda

A Tecido Social participou de um talk sobre moda e economia solidária na 8ª edição do VIVA Design, em 2016, durante a 6ª semana da DW!, que aconteceu no Conjunto Nacional – Avenida Paulista. Uma edição especial que contemplou, juntamente ao seminário, uma exposição de produtos.

Expansão!

A Tecido Social integra os semi-finalistas do desafio Changemakers Ashoka e C&A Foundation, com o projeto O Tecido da Moda Solidária! Um chamado para a formação de uma rede internacional de iniciativas que promovem inovação e sustentabilidade na cadeia da indústria têxtil e da moda.

Despertar para mudar as coisas

Realizados em São Paulo pelo Fashion Revolution Brasil, as organizações 27 Million e Stop The Traffik e o Ministério Público do Trabalho, o Fashion Experience: O Outro Lado da Moda e o Fashion Experience: Consumo Consciente Contra o Trabalho Infantil abordaram os impactos negativos dos trabalhos escravo e infantil e os danos ambientais da cadeia da moda. Como membro do FR Cibele atuou na ideação, desenvolvimento e articulação de parcerias, comunicação e relacionamento com o público.

Conversas que valem a pena

A Tecido Social é destaque no evento Modefica Offline – Novas Maneiras de Fazer Moda. Cibele conversou com convidados sobre a perspectiva da moda solidária, inclusiva e responsiva com as questões ambientais.

Assunto à tona

Cibele, como representante do FR, foi palestrante no evento MoDe Abepem – Moda e Design: Economia, Inovação e Sustentabilidade, promovido pela Abepem – Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda e pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Economia Solidária

A Tecido Social participa do programa de formação da rede Costura Solidária, iniciativa de fomento à economia solidária, comércio justo e empreendedorismo de grupos de costura, no município de São Paulo e ABC Paulista, garantindo o acesso ao mercado, gerando trabalho, renda e inclusão social.

2015

Parcerias que reverberam

Cibele se junta à equipe de colaboradores da Revista Costura Perfeita para escrever a coluna “Costura Social”, onde, em 30 publicações até 2020, apresentou o universo da costura solidária.

Ativismo: antes que seja tarde!

Cibele integra a equipe do movimento Fashion Revolution Brasil, atuando até 2017 como palestrante, articuladora de Parcerias e Relações Institucionais e realizando projetos diversos de sensibilização e educação sobre os impactos da moda e do setor têxtil. No período em que trabalhou com a equipe, Cibele profere palestras sobre o tema em vários eventos e universidades.

2014

Enfim, costureira!

Durante um sabático profissional na carreira de consultora em Responsabilidade Social Empresarial, Cibele adicionou a costura profissional, pelo Senac, em sua formação. Um sonho de infância que deixa o colo das avós, ambas costureiras, para ocupar tantas outras oficinas da vida.

Ideação e muito trabalho pela frente

A Tecido Social, como um projeto regenerativo no ecossistema da moda, é selecionada e acelerada pelo Social Good Brasil, em sua primeira chamada de projetos de impacto social na área.

Projeto de estreia

A Tecido Social in Arts é selecionada na 4ª Mostra de Moda e Design Sustentável no Paraty Eco Festival 2014, com exposição do seu primeiro projeto e participação no seminário, apresentando o processo e a germinação das sementes que fizeram despontar a atuação da Tecido Social.

plugins premium WordPress