Respire! Você Está Protegido

Equipe de costura do projeto (respire!: costureiras da Danna Sophy e da Magic. Foto: Cibele de Barros

Dezessete de março de 2020. Marco de uma intensa jornada de trabalhos com um único objetivo: preservar a vida humana. Isolados, com a rotina de nossa vida em suspensão. Tudo acontecendo rápido demais e, negociando com as incertezas, mesmo separados, descobrimos que podemos realizar grandes obras. O projeto (respire! se insere neste esforço colaborativo e multidisciplinar para o enfrentamento de uma das piores pandemias da história. A crise global de abastecimento de equipamentos de proteção facial tira o sono da classe médica e da sociedade, provoca escassez de materiais, eleva preços e riscos com a entrada célere de novatos e aventureiros na produção de máscaras, muitas inadequadas.

O projeto (respire! Máscaras Seguras contra a Covid-19 emerge deste momento caótico e urgente por soluções que orientem a sociedade para melhores escolhas de produção e consumo de máscaras, amenizando os efeitos da crise sanitária e econômica que se instala. Uma iniciativa do grupo IRIS – Interdisciplinary Research for Innovative Solutions, que integra o InovaUSP, um laboratório de projetos interdisciplinares para o desenvolvimento de novas tecnologias e processos, com o propósito de produzir conhecimento por meio de testes laboratoriais de filtragem e respirabilidade de tecidos, ampliar a oferta de máscaras de proteção segu- ras, promover a geração de renda para costureiras de baixa renda e pequenas oficinas de costura.

Equipe de costura do projeto (respire!: costureiras da Danna Sophy e da Magic. Foto: Cibele de Barros

O projeto é viabilizado por uma rede de parceiros dos vários setores, mobilizando recursos financeiros, infraestrutura, materiais, logística e capital humano. As máscaras são doadas para a comunidade da USP e hospitais como a Rede de Reabilitação Lucy Montoro. A tecnologia produzida é aberta, escalável e inovadora, e está sendo disponibilizada no site do projeto, permitindo a avaliação e a seleção de materiais adequados para máscaras, por meio de um método de avaliação de filtragem rápido e eficiente.

A Tecido Social é um dos parceiros, contribuindo para a formação da rede de costura e metodologia de trabalho, a fim de atingirmos os objetivos sociais e de produção. Fizemos o mapeamento de grupos de costura, ativando mais de 50 costureiras e costureiros, vinculados a cinco hubs de produção, abrangendo toda a operação: corte, costura, manuseio de kits e embalagem. Reunimos uma capacidade produtiva de até 80 mil máscaras por mês. Junto a uma equipe multidisciplinar e potente, criamos as ferramentas de trabalho, monitoramento e dinâmicas de produção e logística. Adotamos um sistema híbrido de produção, com três oficinas, uma associação e um coletivo de costura.

A maioria das costureiras trabalha em suas casas, o que é viabilizado por meio da distribuição de kits de costura contendo todos os itens necessários para a confecção das máscaras, bem como as informações, na forma de tutoriais, sobre o processo de costura, controle de qualidade e cuidados com a saúde pessoal. As máscaras costuradas são coletadas por agendamento, na regularidade indicada pelos núcleos de costura, seguindo para a embalagem, a esterilização e a distribuição.

Máscara do projeto (respire!. Foto: Maria Alice Gonzales

O nosso trabalho e da coordenação do projeto é voluntário, mas todos os serviços desta rede são remunerados de forma justa, com os recursos doados por apoiadores.

Foram meses em que colocamos à prova nossa capacidade de superação de adversidades excepcionais, mas, no amparo da ciência e da prática, aprendemos muito e criamos uma pequena fábrica social de máscaras seguras, mantendo mais de 50 famílias que vivem deste trabalho, protegendo você! Conheça o projeto, cuide-se e respire!

(respire!

Para saber mais e entrar em contato, visite o site do projeto 

https://inova.usp.br/projetos/respire

Artigo escrito originalmente para a revista Costura Perfeita em 2020 e atualizado em 2024.

Edição 116 – Ano 2020

Clique aqui para acessar a publicação.

Tópicos

Assista aos nossos vídeos no Youtube
plugins premium WordPress