N’GOMA

O Instituto Nação, uma organização cultural sem fins lucrativos que tem por objetivo social promover a transformação social através da arte e cultura, realiza uma diversidade de ações culturais e parcerias com diversos grupos/coletivos de arte negra, de cultura periférica e produção independente. Um dos seus eixos culturais é a pesquisa em dança e música, no qual destaca-se a Cia Treme Terra criada em 2006, uma das poucas companhias brasileiras que adota o estilo e o pensamento de uma produção artística calcada no conceito de “Dança Negra Contemporânea”. Dirigida por João Nascimento e Firmino Pitanga, a Cia desenvolve um estudo técnico em práticas corporais associadas à Dança Moderna, à Capoeira e à Dança dos Orixás em constante diálogo com a música ao vivo que advém dos tambores tradicionais (rum, rumpi e lé) e instrumentos eletroacústicos. A Cia tinha o sonho de criar uma marca de roupas inspirada na riqueza criativa de seus figurinos e procurou a Tecido Social, por indicação de Graça Cabral, para ajudar nesta missão.

O projeto foi todo elaborado com tecidos de algodão ecológico orgânico e tecidos reciclados da Aradefe e retalhos de tecidos de algodão com estampas africanas. A coleção de estreia da marca era composta de peças de figurinos da Cia de dança: macacões, calça saruel, camisetas e blusões de moletom. A confecção e ajustes técnicos foram realizados pela CCO – Cooperativa de Costura de Osasco, mas também fizemos um ensaio com a cooperativa de costura Retros´Vest. As estampas das camisetas e etiquetas eram desenhadas e impressas pelo próprio instituto, em sua oficina de silk, um espetáculo de belezas à parte.

Estivemos juntos por meses no desenvolvimento do projeto até nos tornarmos, literalmente, uma grande família. E a partir desta coleção, outras se seguiram mesmo após o encerramento das atividades da cooperativa, com Marize no comando da confecção.

O lançamento da marca foi um show inesquecível, com o desfile dos bailarinos da Cia de dança ao som frenético dos tambores, seguido de uma roda de conversa, com Cibele Barros, Cheikh Gaye e Graça Cabral e mediação de João Nascimento.

Fotos: Cibele de Barros

Conheça nosso canal no Youtube
plugins premium WordPress