O Papel Social do Jeans

O Papel Social do Jeans
Da Esq. Para A Dir., Maria José Laurinda, Iracilda Loiola Desena, Teresinha Camila da Silva e Lia Fiqueiredo. Foto: Carina Barros.

Sabe aquela amiga de todas as horas, que não deixa você sem opção e só te abandona quando você quer? Ela mesma: a boa e velha calça jeans! Acessório histórico da humanidade desde o século 19, símbolo clássico de contestação e rebeldia dos anos 1960, representou nas tramas reforçadas do tecido o desejo pela igualdade de direitos, o coletivismo, paz, amor e estruturas econômicas alternativas.

Esta bandeira índigo tremula na oficina do Projeto Recicla Jeans, um laboratório onde uma simples peça perpetua sua missão inclusiva e democratizante da moda. Onde o defeito vira efeito e o velho recupera sua juventude.

O Recicla Jeans é uma das filhas de Nadia R. Bacchi, fundadora e presidente da Associação Florescer que, desde 1990, promove o desenvolvimento local por meio da educação, esporte, lazer e profissionalização para crianças, jovens e mulheres em comunidades de baixa renda. 

O projeto, criado em 2003, tem raízes na parceria entre a Associação Florescer, a Prefeitura de São Paulo, a Secretaria de Desenvolvimento do Trabalho e Solidariedade (SDTS) e a Unesco, viabilizando a formação de 40 jovens aprendizes selecionados pelo Programa Bolsa Trabalho da SDTS. Os cursos de costura, estilo e reciclagem inauguraram a oficina, sediada na Florescer, na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo (SP). 

Durante a formação, os alunos eram apresentados às mágicas da reciclagem, sempre utilizando como base peças de jeans recebidas de doações. O bairro de Paraisópolis logo se revelou um ambiente fértil para a atividade da costura por adequar-se às exigências da vida doméstica e familiar das mulheres da comunidade. No processo, oito monitoras dos cursos se estabeleceram como costureiras do projeto e produziram peças de vestuário, acessórios e brindes dignos de prêmios como Top Of Business 2004, Revelação Nacional 2004, Quality Internacional 2005. Estimuladas pela criatividade de estilistas e parceiros, atingiram projeção nacional e internacional, participando de eventos na Itália e na Espanha. Mas nem sempre foi assim.

Desde 2010, as corajosas costureiras resistem às instabilidades econômicas e à perda de parceiros mantenedores importantes. O Recicla Jeans mantém, no entanto, a proposta original de ser uma incubadora de desenvolvimento de produtos com células produtivas, locais e nas casas das mais de 20 colaboradoras do bairro. Na loja, são encontradas peças incríveis produzidas por elas. Também há a possibilidade de fazer uma encomenda exclusiva, pois elas adotam um modelo de voluntariado a distância para orientação profissional e co-criação de produtos, aberto a todos.

No mapa do futuro, planejam lançar uma franquia social para a multiplicação da metodologia e ampliação da consciência ambiental. Mas, para isso acontecer, precisam de muito jeans, voluntários e parceiros. Participe. Doe jeans. Conheça o projeto e os produtos.

Projeto Recicla Jeans – Para saber mais, visite a página no instagram: @ongflorescerreciclajeans

Artigo escrito originalmente para a revista Costura Perfeita em 2016 e atualizado em 2024.

Edição 90 – Ano 2016
Clique aqui para acessar a publicação.

Tópicos

Assista aos nossos vídeos no Youtube
plugins premium WordPress