Bordando a vida com arte e solidariedade

Bordando a vida com arte e solidariedade
Da esq. para a Dir., em pé: Sonia Maria Leal Bento, Maria Luiza Nunes Soares, Veroneide Batista de Lima, Maria Luiza Mendes Barbosa, Neusa Donizetti, Neide Maria de Santana, Iara Maria Alves da Silva Barranco. Sentadas: Rozeli Candida da Silva, Aparecida Barbosa de Jesus Silva, Telma Lucia Bonfim, Maria Silene Rosa, Elaine Cristina Barranco dos Santos. Foto: Cibele de Barros

E foi assim, entre caseados, hastes e nós, que 40 bordadeiras do Jardim Conceição criaram novos traçados em suas vidas. A trajetória de riscos, pontos e costuras começou há quase 10 anos, no curso de bordado oferecido pela Escola de Educação Básica da Fundação Bradesco para a comunidade do município de Osasco, em São Paulo. A Fundação motivou e capacitou um grupo de 40 mulheres e logo percebeu a vocação profissional e empreendedora do grupo. 

No início, cada bordadeira aprendia as técnicas e bordava, isoladamente, peças que eram vendidas para a própria Fundação. As peças bordadas eram costuradas por uma confecção parceira da Fundação, até que a bordadeira Sonia Leal, encorajada pelas colegas, apresentou-se e deu um show de competência. Após 86 cortinas vendidas para a própria Fundação, ela comprou sua máquina industrial à vista e assumiu o ofício de costureira do grupo. Ela trabalhava sozinha, em casa, e sabia que suas peças passavam pelas mãos de muitas bordadeiras que ela não encontrava. Este casamento bem-sucedido, apesar de distante, durou anos.

Em 2011, aconteceu a investida transformadora na capacitação técnica e formação da consciência coletiva do grupo, quando a Fundação implementou um projeto de integração e assessoria em gestão e produtos, capitaneado por Renato Imbroisi. Essa fase de incubação foi reveladora e representou um marco na definição da identidade artesanal e no compromisso profissional. As meninas bordaram muitos itens com capricho, mas o pano de fundo mudou radicalmente e foi bem desafiador. Algumas desistiram. Tiveram que aprender sobre controle de qualidade e produção, estética e outros saberes humanos e sociais, sob o olhar exigente, mas generoso, de Renato e outros colaboradores.

Com o processo de integração, elas começam a trabalhar juntas e Sonia pôde ensinar as colegas a costurar. A criação da coleção Jardins da Conceição, até hoje a principal fonte de renda do grupo, definiu e padronizou a qualidade. Acreditem: foram muitos desmanches! “Numa das produções, tive que desmanchar 70 peças, mas foi então que aprendi a costurar”, conta Aparecida. Foi um período importante de ajuste de medidas e de intenções do grupo. Hoje são seis costureiras confeccionando todas as peças que bordam. Todas as 24 integrantes da associação são bordadeiras apaixonadas, e quatro também são monitoras. 

Realizaram seu primeiro workshop na inauguração do SESC Sorocaba, em 2012, e dele vieram outros. Hoje, seis mestras oferecem cursos gratuitos para a comunidade, na sede da Fundação Bradesco e na Associação.

A colcha social estava pronta! Costurada e bordada em conjunto, símbolo da união e cumplicidade que possibilitaram a formação, em 2013, da Associação das Bordadeiras do Jardim Conceição, na qual 24 associadas e muitas colaboradoras realizam diversos projetos de costura, sempre com bordados, garantindo um rendimento justo para todas.

Conhecendo essa história, pude entender qual o segredo de pontos tão perfeitos: perceber os desalinhos e ter coragem para começar de novo, ponto por ponto. Os desafios ficam registrados na memória dos tecidos, mas logo os sonhos e a determinação preenchem os riscados até a revelação do bordado impecável. Afinal, um bordado, como a vida, não se deixa pela metade.

Entre seus planos futuros, estão criar e bordar muito mais. Além de ser protagonista na criação de suas peças, criar uma linha de acessórios bordados e vestuário e lançar uma loja virtual, prevista para dezembro deste ano.

Associação das Bordadeiras do Jardim Conceição
Artigo escrito originalmente para a revista Costura Perfeita em 2015 e atualizado em 2024.

Edição 88 – Ano 2015
Clique aqui para acessar a publicação.

Tópicos

Assista aos nossos vídeos no Youtube
plugins premium WordPress